sexta-feira, 12 de junho de 2015

Anatomia de um Guilty Pleasure: Músicas Românticas parte II
& Top 10 Músicas Românticas favoritas do Érick.




Olá Pessoal!

Em novembro de 2014, eu escrevi o artigo Anatomia de um Guilty Pleasure sobre músicas românticas, lembro de ter dito que eu deveria ter postado no dia dos namorados, mas que a data estava muito longe, então decidi fazer dois artigos em um só agora que realmente é dia dos namorados.

O primeiro artigo seguirá a mesma estrutura da postagem de 2014, o segundo será um top 10 de músicas sobre amor que eu genuinamente admiro. Pra quem não sabe, o termo Guilty Pleasure se aplica a músicas que você sente vergonha de gostar, o motivo de você ter vergonha pode ser pela desaprovação do resto do público ou dos seus amigos, e também pode ser uma música que tocou até a exaustão e praticamente todo mundo se cansou dela, menos você.

O meu caso é complexo, tem músicas que eu deveria odiar, mas acabo gostando por um motivo ou outro, e outras que eu poderia gostar, mas odeio pelo mesmo motivo do qual amo algumas.

Como eu disse, é complexo.

Por exemplo, eu gostei de Thinking Out Loud de Ed Sheeran, acho a letra um pouco idiota principalmente naquele trecho que ele canta ''continuarei cometendo os mesmos erros". Ora, por que diabos ela ficaria com você se você afirmou que vai cometer os mesmo erros de sempre? mas achei uma música legal, nada demais, nada de menos.

Porém, notei que a música tem uma certa semelhança com o estilo do cantor John Mayer, que EU ODEIO!

Eu não sei, eu só odeio ele, a voz dele me dá dor de cabeça, a tentativa dele de fazer uma música sexy (Your Body is a Wonderland) foi hilária. Se você é fã dele, tudo bem, tem amigos meus que gostam dele também, isso é só uma opinião minha.

Porém, quando alguém diz: "- a versão de Free Fallin' do John Mayer é muito melhor que a original do Tom Petty", eu fico muito irritado.

Deixando isso de lado, vamos as minhas escolhas de Guilty Pleasures.

Maybe - Brainstorm

Essa música é de uma banda de pop rock de muito sucesso na Letônia, também conhecida como Prata Vetra por lá, pelo resto do mundo eles são conhecidos pelo hit Maybe em 2001, eu acho essa música bem decente pra falar a verdade, ela está nessa lista por um linha especifica dessa faixa que diz: "Maybe my animals live in your zoo" que traduzindo ficaria "Talvez  meus animais vivam no seu zoológico".

Essa é uma das frases românticas mais ridículas que já ouvi, imagina você chegar na mina que você gosta e recitar "talvez meus bicho vivam no seu zoo, gata", é só piscar e ela "certamente" será sua.



Mandy - Barry Manilow

Eu conheci essa música pela série de TV Angel: o Caça Vampiros e o filme Mal Posso Esperar de 1998 (com Seth Green), e em ambos essa música foi usada como piada, afinal essa faixa é exageradamente romântica, e o Barry Manilow é não intencionalmente engraçado, mas ainda acho que é uma boa música.



More than Words - Extreme

O maior clássico das rodinhas de violão de todos os tempos, More than Words dispensa apresentações, e isso que é interessante, pois essa música não é ruim, mas ela foi tão tocada que ela é automaticamente ligada ao seu amigo chato que mal sabia tocar violão e resolveu tocar isso para impressionar algumas garotas.

Eu ainda gosto dela, é uma ótima música romântica, só foi tocada um trilhão vezes a mais do que deveria.


Love Bites - Def Leppard

Essa música é tão anos 80 que comecei a ver faixas de neon e meu cabelo virou um Mullet, eu acho ela fascinante, pois todos os clichês de músicas românticas estão aqui, os vocais finos, a guitarra com eco, a letra exagerada, essa música tem tudo, se você quiser estudar como se faz a fórmula desse tipo de música, esse é um dos maiores exemplos.


E tem aquela versão do Yahoo que é mais exagerada ainda.


 No Stranger to Love - Black Sabbath

A definição dessa música é tristeza, não só pela música em si, mas por saber que é isso que o Black Sabbath produziu depois que Ronnie James Dio saiu da banda.

Esse love metal zuado, que por alguma razão inexplicável eu gosto.

Perai, olha a cara de cachorro triste do Tommy Iommi nesse clipe, essa é a razão.


Waiting for a Girl Like You - Foreigner

Sabe, a maioria das pessoas conhece Foreigner pelas baladinhas (essa e I Wanna Know What Love Is?), eu geralmente associo eles a magnificência de música que "Urgent" é:

Eu AMO essa música, que delicia de saxofone, cara!

Por mais que eu quisesse falar de Urgent!, ela não é uma baladinha, então tive que escolher entre as duas clássicas baladinhas, eu não gosto de I Wanna Know What Love Is?, então escolhi Waiting  for a Girl Like You, que eu considero muito melhor.


Eu gosto mais dos vocais sóbrios dessa faixa do que o exagero de cueca melada que é  I Wanna Know What Love Is?

Mas na dúvida, ouça Urgent de novo.

Careless Whisper - George Michael

Também dispensa apresentações, você lembra de ter ouvido essa música em algum filme sem fazer parte de uma piada sobre sedução? Pois é, nem eu.

Provavelmente é esse saxofone que grita anos 80, ou ver o George Michael beijando uma mulher no clipe. Mas é uma música ruim? Não, a letra em si é bem diferente do que eu esperava, e é definitivamente bem memorável.



While my Guitar Gently Weeps - Santana

Na verdade, eu acho essa versão do clássico de George Harrison muito boa, mas todo mundo me disse que era ruim, e eu entendo o porquê de muitos desgostarem, Santana mudou muito o tom da original, essa versão é uma mistura de R&B com a típica guitarra do Santana, muito diferente do estilo da original.

Eu gosto de R&B e sou um grande fã do Santana, então gostei muito desse cover, realmente só está na lista porque muita gente odiou essa versão.



E a baladinha que tocará nos fins dos tempos e quando entrarmos nos portões do paraíso - I'd Anything for Love (But i Won't do That) - Meat Loaf

Eu amo tudo sobre essa música, são 7 minutos e 44 segundos da melação de cueca mais épica da história, essa música foi a grande volta do Meat Loaf e esse clipe foi o inicio da carreira do Michael Bay (diretor da franquia Transformers), tudo envolvendo essa faixa é fascinante.

A letra "eu faria tudo por amor, mas eu não farei isso!",  o que diabos seria o "Isso" é uma pergunta que vários cientistas especializados estão pesquisando até hoje. O clipe é incrível, o Meat Loaf com essa maquiagem de vampiro com trovejadas ao fundo, uma motocicleta andando pelo pôr do sol, o pianinho no inicio.


"Some days i just pray to the God of Sex and Drums and Rock and Roll"

Caiu uma lágrima aqui, não tenho mais nada a dizer, a música diz tudo. Eu estava até triste por passar mais um Dia dos Namorados sozinho, mas Meat Loaf me salvou.

Top 10 Músicas sobre Amor Favoritas do Autor.

Bem, eu passei dois artigos falando mal de músicas românticas, acho que é justo eu próprio dar uma lista de músicas sobre amor que eu gosto. E vocês podem me criticar a vontade, assim como eu fiz com as músicas acima.

Antes de começar, eu devo dizer a minha concepção do que amor é, amor é um sentimento extremamente complexo e difícil de definir (acho que é para todo mundo), eu mesmo me apaixonei por algumas mulheres pelos motivos pequenos, eu gostava de uma pelo jeito que ela via o mundo, eu gostava de outra pelo jeito que ela tratava os outros, e outras pelos mais diversos motivos.

E amor é um tiro no escuro, eu sei que ninguém tem a obrigação de gostar de alguém só porque a outra pessoa faz tudo para agrada-lá, a famosa Friendzone. Primeiramente, você não deveria tentar agradar uma pessoa em tudo, amor verdadeiro só chegaria se a pessoa gostasse de você pelo que você é, tanto pelas qualidades e principalmente pelos defeitos.

Amor é entendimento, não é sobre achar a melhor pessoa do mundo, é sobre achar a pessoa que faz sua vida melhor, e é um sentimento que pode durar pra sempre, ou não, tem várias coisas que eu adorava alguns anos atrás que hoje eu já não ligo mais, assim como pessoas que foram importantes e hoje não são mais.

Por isso eu diria que o amor têm várias facetas diferentes, até acredito que pode ser um sentimento diferente para cada pessoa, as músicas que escolhi no meu top 10 são bem diferentes uma das outras, isso porque elas refletem as diversas faces desse sentimento.

Sem mais delongas, até porque esse papo meloso está me deixando enjoado, tem açúcar saindo dos meus dedos, e não quero ficar diabético.

10º lugar: Wasting Love - Iron Maiden

Por um instante até pensei em colocar essa música nos Guilty Pleasures, afinal, uma banda de Heavy Metal lendária como o Iron Maiden se rendendo a moda da baladinha é algo muito mal visto pela galera Headbanger.

Porém, a verdade por trás de Wasting Love é muito mais complexa do que olhos vendados podem ver, notem que essa é a única música do Maiden com esse tipo de som e esse tipo de letra, a banda costuma escrever sobre lendas, fatos históricos ou contos, essa é a faixa mais identificável que eles já fizeram.

Diz a lenda que essa música foi escrita após Dickinson descobrir que sua mulher na época estava o traindo, e essa faixa certamente transparece o sentimento que Bruce devia estar sentindo, a agressividade e desespero da sonoridade e dos vocais, e isso algo feito por alguém que jamais havia tocado nesse assunto é algo bem interessante de ouvir.

Aceitar a própria vulnerabilidade e seguir em frente é o que faz você sair de situações difíceis como essa, é a humanidade o fator que diferencia essa baladinha das outras.


9º lugar: Standing Next to Me - The Last Shadow Puppets

Apesar de eu não gostar do álbum de onde essa faixa saiu, devo admitir que Standing Next to Me me fascinou quando a ouvi pela primeira vez, tanto pelo instrumental (que achei muito criativo), quanto pelo tom nostálgico, a faixa soa bastante como algo dos anos 60/70.

A letra não é nada de mais, eu só adoro a dinâmica dessa música, que é bem curta, mas que tem tudo que deveria ter, eu diria que é a parte aventureira do sentimento.


8º lugar: A Sorta Fairytale - Tori Amos

O que eu gosto nessa faixa é que ela soa como uma memória, Amos narra uma viagem marcante, e como o refrão diz: "como um bom livro, eu não pude esquecer daquele dia, um tipo de conto de fadas com você"



7º lugar:  Erase/ Rewind - The Cardigans

Essa eu não sei exatamente o porquê, mas eu acho que é pelo instrumental, essa batida e o violão tem uma sonoridade bem sexy, e a letra contribui do que eu falei antes, alguém que foi importante antes, pode não ser mais hoje, todos estaríamos constantemente mudando de ideia.



6º lugar: Weak and Powerless - A Perfect Circle

Weak and Powerless é certamente a música mais estranha da lista, pois muita gente a considera uma música sobre vício em drogas, quando na verdade o próprio vocalista afirmou ser sobre como é se sentir apaixonado.

No caso, essa música compara o amor a um vício, é a parte destrutiva desse sentimento, a que te deixa mais depressivo do que feliz, é claro que essa é a parte que você deveria evitar, mas é interessante ver uma música inspirada nisso.

Principalmente num caso de rejeição, você se sente "fraco e impotente" por que qualquer ação que você faça não vai mudar nada, e demora pra pessoa aceitar essa condição. Eu acho o videoclipe muito inteligente, com a mulher nua de cabelos brancos e gigantes jogando vários animais num buraco para serem devorados por um monte de insetos, é uma metáfora muito inteligente sobre vício, no momento que não havia mais nada para dar, ela própria sucumbiu ao buraco que ela criou, e a câmera mostrar apenas o céu e as árvores após ela cair foi genial, pois você vê uma cena bem calma sabendo que ela está sendo devorada horrivelmente ao mesmo tempo.


5º lugar: Dear Lover/ I'm in Love with a German Film Star - Foo Fighters

Quem acompanha meu blog (que deve ser eu mesmo e mais algum maluco por ai) sabe o quanto eu amo Foo Fighters, e sabem o quão estranho essa escolha é. Pois ambas as músicas nem fazem partes dos álbuns, mas sim dos B-Sides da banda, eu considero essas duas faixas as melhores música sobre amor da banda.

Dear Lover é a parte mais sóbria do amor, e I'm in Love with a German Film Star, que é um cover da banda de New Wave The Passions, é a parte mágica e surreal do amor, pra mim, esse cover captura a sensação de leveza que a paixão traz.



4º lugar: Kiss From a Rose - Seal

Pois é, falei bastante dessa música no primeiro artigo sobre Guilty Pleasures, e eu me pergunto se ainda posso considera-la como tal, pois eu realmente acho que essa música é muito boa.

Na verdade, por muito tempo, eu considerava essa música a melhor representação sonora de como o amor é, é uma droga poderosa, até um tanto épica na sua ambição, e se não fosse pelas canções abaixo, essa seria a melhor música sobre amor que já ouvi.


3º lugar: State of Love and Trust - Pearl Jam

 Por algum tempo, essa foi minha música favorita de todos os tempos, hoje não é mais, mas ainda tenho boas memórias dela. State of Love and Trust é bem mais energética que as outras canções que escolhi, isso porque eu acho ela a definição do amor cego, aquele que "não toma prisioneiros", dá tiro para todos os lados, geralmente esse é a primeiro estágio da contaminação, ver tudo que a outra pessoa faz como perfeito.

E a letra dá um contraste com o som, pois se trata de entender o que o amor e confiança realmente significam.


2º lugar: Accidentally in Love - Counting Crows

Sim, é a música tema do Shrek 2, e é a melhor representação do estágio inicial do amor: flores, arco-iris, borboletas e unicórnios.

Eu geralmente vomitaria ao pensar nisso, mas essa música certamente te deixa mais animado, é uma canção bem hiperativa, basta ouvir quantas vezes a palavra "love" é repetida. Principalmente quando a banda levanta a voz no trecho "Just get yourself inside her looooooove!!!!" no final da música.


1º lugar: Make it Wit Chu - Queens of the Stone Age

Ai está, minha música romântica favorita de todas que ouvi, e têm vários motivos pra isso.

Primeiro, a sonoridade é perfeita, é uma dinâmica que respira paixão e sexo, os vocais sóbrios de Josh Homme combinados ao backing vocal da banda fazendo o "I Wanna Make with You" fazem uma música descolada e descontraída.

Segundo, a letra mostra o amor como algo um tanto imaturo, em trechos como "Sometimes the same is different, but mostly it's the same, These mysteries of life, that just ain't my thing". E essa é uma visão bem real do sentimento, quem diabos liga para os mistérios da vida quando você está apaixonado? tudo já parece fazer sentido.

e Terceiro, esse fuckin' solo de guitarra já devia ser razão suficiente para vocês entenderem.

"Again and Again and Again and Again and Again"









Nenhum comentário:

Postar um comentário