sábado, 24 de janeiro de 2015

Meus Filmes Favoritos de 2014.

Só deixando aqui um artigo curto e rápido, 2014 foi um bom ano para o cinema no geral, teve vários filmes ruins também, a lista contem apenas os filmes que eu assisti, então se tem algum que você gostou e não está na lista, é porque eu não vi ou vi e não gostei.

Os filmes não tem ordem de preferencia (na verdade tem sim, mas não quero fazer um top algum número). Então vamos aos filmes:

Guardiões da Galáxia




Poucos acreditavam no estrondoso sucesso que Guardiões da Galáxia acabou por fazer. Pense bem, é um filme sobre um bando de desconhecidos que parecem mais uma paródia de super-herois do que uma importante adição no universo Marvel dos cinemas, com um guaxinim falante de trabuco e uma árvore que anda e dá porrada, com um diretor do qual o único filme conhecido foi fuckin' Seres Rastejantes em 2006 (uma homenagem aos filmes trash).

             Lembram desse clássico? Pois é, do mesmo diretor de Guardiões da Galáxia.

E mesmo assim a Marvel mostrou sua superioridade (chupa DC!!) e nos deu um dos filmes mais divertidos dos últimos anos (junto com Vingadores), alguns até o nomearam o "Star Wars" dessa geração, ok, essa ultima é bem exagerada, Star Wars inspira filmes até hoje e provavelmente vai inspirar pra sempre.

Agora qualquer coisa que a Marvel fizer, nós vamos estar na fila para assistir.

Homem-Formiga é um exemplo, parece ridículo, mas estarei no cinema quando estrear.

Apesar da mesma empresa nos ter dado um filme um pouco superior alguns meses antes.




Capitão América: O Soldado Invernal



Eu fui um dos poucos que genuinamente gostou do primeiro Capitão América, foi um bom filme de aventura que me lembrou a época da Sessão da Tarde, mas por alguma razão muita gente não gostou ou simplesmente o achou fraco.

Então poucos esperavam que o próximo fosse mais do que "legalzin", e queimaram a língua bonito (assim como queimaram com Guardiões) e eu que já esperava algo bom sai totalmente satisfeito. O filme tem o melhor roteiro da Marvel até agora, com uma história interessante lembrando thrillers de espionagem dos anos 70, e a ação é grandiosa, sem aquelas firulas ridículas de câmera tremida para "dar realismo" a cena. As cenas de ação são maravilhosamente coreografadas, fazendo deste um dos melhores filmes de ação do ano.



Planeta dos Macacos: O Confronto


                                                    César, a versão símia do Kratos.


O primeiro filme foi uma grande surpresa em 2011, poucos acreditavam no seu potencial, e acabou se tornando um dos melhores filmes de 2011, então expectativas para a sequencia eram grandes, e Planeta dos Macacos: O Confronto consegue ser melhor ainda do que seu antecessor.

Imagina o quão difícil é fazer um filme sem diálogos por boa parte do filme? só mostrando toda a emoção e tensão a partir de movimentos faciais de um maluco imitando um macaco, isso soa ridículo, e ainda assim consegue ser um ótimo filme de suspense, com metáforas sociais e politicas sérias num filme onde os protagonistas são MACACOS.

Esse filme merece algum Oscar, não importa qual, o que eles fizeram é inacreditável.



X-Men: Dias de um Futuro Esquecido


A série X-Men nos cinemas teve vários acertos e erros, após dois filmes legais (X-1 e X-2), um filme decepcionante (X-3), um filme horroroso(Wolverine:Origins), um legalzin(Primeira Classe) e um fraco(Wolverine Imortal). Dias de um Futuro Esquecido para mim foi o melhor filme da série, teve boa ação, uma cena incrível com o Mercúrio, e os personagens tiveram um bom drama que faz você realmente se importar com eles, mesmo sendo um filme de super-heróis. Eu estava um pouco cansado de ver o Wolverine como principal pra lá e pra cá, e de inicio parece que novamente teremos isso, mas ao chegar no meio, o ator James Mcvoy (o Dr. Xavier jovem) rouba o filme em uma atuação bem emocional e bem inesperada.



No Limite do Amanhã




As loucuras da cientologia danificaram a vida pública de Tom Cruise, isso fez a maioria do público ficar desinteressada nele, o que é uma pena, pois No Limite de Amanhã é um dos melhores filmes de ação do ano, e um dos melhores do ator.

A história do filme é basicamente Feitiço do Tempo + Guerra dos Mundos, um covarde publicitário de guerra é mandado para a batalha contra uma raça alienígena que consegue voltar no tempo, ele ganha o mesmo poder e o usa para ganhar a guerra. Este é um personagem bem diferente do usual que Tom Cruise faz, geralmente Cruise faz o profissional fodão em todo filme, mas neste ele é apenas um covarde que não sabe nada, e com o poder de resetar o dia, ele começa a aprender a lutar. Também tem Emily Blunt fazendo o papel de fodona da guerra (algo em que ela está se especializando).

No Limite do Amanhã foi um fracasso de bilheteria, mas ganhou muitos fãs e está vendendo muitos Blu-Rays por ai.



The Raid 2: Berandal




Vai sonhando que eu vou colocar o nome brasileiro do filme, Operação:Invasão 2 é um nome idiota, então prefiro ficar com The Raid 2 mesmo.

O primeiro The Raid foi o melhor filme de artes marciais a muito tempo, apesar da história não ter sido nenhum primor, sendo uma mistura de cinema extremo oriental(o filme é brutal), Tropa de Elite (foi uma das inspirações da história) e Kung Fu.

Este segundo filme tem uma história melhor (sendo meio que um thriller de máfia), cenas de ação melhores ainda, e pelo menos umas cinco vezes mais brutal que o primeiro, fazendo-o provavelmente o filme de ação mais violento que já vi. É sério, a quantidade de sangue e entranhas nesse filme é de dar inveja a Jogos Mortais.

                       

                             Assista esse clipe se ainda não estiver convencido.

Snowpiercer




Também me recuso a colocar Expresso do Amanhã como titulo, este nome o faz parecer bem genérico.

Snowpiercer também tem raízes orientais, o diretor do filme é coreano, mas o elenco é americano e bem conhecido. O personagem principal é interpretado por Chris Evans (o Capitão América), que vive num trem que percorre eternamente por um cenário desolado e congelado no futuro. Dentro desse trem existem classes sociais bem distintas, os trabalhadores no ultimo vagão vivem miseravelmente, enquanto os ricos dos primeiros vagões vivem em excesso. Um revolta acontece e todo o resto é spoiler daqui pra frente.

O filme tem uma vibe estranha, pela visão do diretor que foge bastante do estilo hollywoodiano, o que incomodou algum publico, que estava mais acomodado com o usual, e essa estranheza fez o filme ganhar cortes na sua versão americana. O que foi completamente desrespeitoso com toda equipe de produção do filme, principalmente com o diretor e com Chris Evans, uma das cenas que fora cortada contem o que é definitivamente a melhor atuação da carreira dele.


Garota Exemplar




Se tivesse que escolher um dos filmes listados como o meu favorito do ano, seria Garota Exemplar. Sou um grande fã do diretor David Fincher (diretor de Seven, Clube da Luta e Os Homens que não Amavam as Mulheres), mas quando vi o trailer para esse filme, a história não me interessou muito, então não vi nos cinemas, e me sinto infeliz de não ter feito.

Se tem algo que esse filme adora fazer, é brincar com todas as suas expectativas.

Ele começa parecendo algo, se transforma em outra, e termina completamente diferente, é como se você presenciasse várias camadas indo cada vez mais profundamente na verdade, e as coisas vão ficando mais feias e escuras até chegar num ápice que me deixou 10 minutos boquiaberto (você saberá quando assistir).

É a melhor atuação de Ben Affleck, a melhor atuação da atriz Rosamund Pike, da qual eu estou na torcida do Oscar para melhor atriz (ela foi indicada), a trilha sonora é fantástica, com um som relaxante, mas que invocam o sentimento de mistério e estranheza, pelos talentosos Trent Reznor (da banda Nine Inch Nails) e Atticus Ross.


O filme é uma aula de narrativa e suspense que fariam Hitchcock ficar orgulhoso, não é o melhor filme de Fincher(essa honra ficaria com Clube da Luta), mas agora definitivamente está no top 3 do diretor.

E para as pessoas que reclamaram do final, vocês estão loucos? o filme inteiro pertence aquela tal personagem do qual não vou citar o nome para não dar spoiler, o final foi mais do que digno, era impossível dar um final Hollywoodiano típico para esse filme sem parecer forçado.



Interestelar


Já disse muito sobre o penso de Interestelar no meu artigo sobre o trabalho de Christopher Nolan, o filme têm varias falhas, mas ainda é um bom filme que merece ser visto e até apreciado pela sua ambição.

Foi uma bela experiência assisti-lo no cinema, com lindas imagens e uma trilha sonora incrível, apesar de eu eventualmente olhar meio torto para algumas coisas do roteiro.



Como Treinar Seu Dragão 2



O primeiro filme foi uma grata surpresa em 2010, porque vamos ser sinceros, nunca esperamos mais do que um filme "legalzin" da Dreamworks Animation, e Como Treinar o Seu Dragão foi muito mais do que isso, foi um filme divertido, emocionante e diferente. e tem as melhores sequencias de voo da história do cinema.

O segundo felizmente mantem essa qualidade, agora com uma profundidade maior na mitologia dos dragões, os personagens estão mais velhos e portanto, o filme é mais adulto que o primeiro.

E isso nos leva a cena mais importante desse longa (a certa morte de alguém), muitos não gostaram disso e acharam que foi algo muito forte para as crianças, para mim essa cena é o motivo do filme estar na lista, mostrando maturidade na história. Isso é uma questão interessante, deveríamos esconder os fatos feios para nossas crianças? que todo mundo morre? que nem sempre os boas pessoas ganham? que o Papai Noel e o Coelho da Páscoa são uma mentira?

Eu deixo essa para vocês responderem.


Uma Aventura Lego



O que mais me chamou atenção no filme não foi nem o seu humor (que é muito bom), mas sim o modo como ele critica a superficialidade de hoje em dia no entretenimento. O mundo onde Emmet (o personagem principal) vive não é nada diferente do nosso, onde vários executivos presam pela repetição. A mesma música toca todos os dias, a mesma piada, o mesmo trabalho, as pessoas parecem ser todas iguais.

Isso porque as grandes industrias tem medo de arriscar algo novo quando já tem algo velho e funcional, mas tudo que é repetido demais fica saturado, até a felicidade se não for temperada com um pouco de tristeza algumas vezes se torna entediante.

E todo esse pensamento vindo de um filme infantil, é claro que parece hipócrita uma empresa gigantesca como a Lego criticar o capitalismo de certa forma, mas toda essa reflexão vem do roteiro e da direção.

E a Lego é um bom produto, que reforça a imaginação das crianças que brincam com suas peças.

Apesar de ser caríssimo.



Outros filmes legais, mas nem tanto:


Anjos da Lei 2.



O primeiro também foi uma grande surpresa, ninguém esperava que fosse uma das melhores comédias de 2012. Este também é bem engraçado, mas na minha opinião não foi tanto quanto o primeiro (esse não teve o fator surpresa), o filme brinca bastante com a ideia de sequencias idiotas e absurdas que Hollywood nos joga a cada ano (destaque para os créditos finais, mostrando as possíveis sequencias desse filme, entre elas Anjos da Lei no Espaço).

                                      Eu veria isso no cinema sem nenhum problema.

O Protetor.



Não tem nada de novo no roteiro de O Protetor, você já viu esse filme uma dúzia de vezes só que com outro nome, mas o filme ganha pontos por duas coisas, Denzel Washington é fodapacaralho, e a violência do filme é de virar os olhos (mas ao mesmo tempo é bem satisfatória). Destaque para as lindas e simpáticas cenas onde ele enforca um bandido com arame farpado e outra logo depois onde ele fura a cabeça de um com uma furadeira.

Tudo isso ao som dessa música épica:


O Espelho.



Assim como O Protetor, O Espelho não tem nada de novo, é a mesma história de assombração que já vimos varias vezes, o que diferencia ele do resto é o modo que a história é contada, alternando entre passado e presente para contar a história de uma família atormentada por um espelho amaldiçoado que tem o poder de alterar a realidade.

Contando com boas atuações de todos os envolvidos, uma edição fantástica, e algumas cenas bem assustadoras. Só não entrou na lista de melhores por não oferecer nada de novo, se você é um verdadeiro fã de terror, provavelmente vai prever o que vai acontecer no final em 20 minutos de filme (como eu fiz).

The Babadook



Esse filme de terror australiano não foi oficialmente lançado no Brasil, então tive que assisti-lo por métodos alternativos com o site do Jack Sparrow e Barba Negra, as criticas para esse filme foram muito altas, tendo 100% de aprovação no Rotten Tomatoes por um tempo. Porém, enquanto os críticos amaram o filme, dizendo que o filme era assustador e profundo, o público teve opiniões variadas, alguns acharam chato e nem um pouco assustador, outros acharam um bom drama, mas um péssimo terror.

Eu sigo mais a critica, mas não no mesmo nível de apreço, The Babadook é um ótimo filme, ele presa mais pela sugestão do que por sustos baratos que dão medo na hora mas nunca mais serão efetivos depois de assistir de novo, algo que estamos acostumados hoje (estou olhando para você Annabelle), tendo uma cena particularmente perturbadora com um livro infantil. As atuações são incríveis, a criança do filme faz um bom papel, sendo extremamente irritante no inicio mas acaba sendo simpatizante próximo ao final, e a atriz Essie Davis como a mãe tem uma atuação digna de Oscar, interpretando uma personagem que ao mesmo tempo que tenta se manter sã, é atormentada por traumas e o tal monstro do filme.

Mas não é o melhor filme de terror em anos como muitos críticos o chamaram, talvez desse ano sim, está longe de ser tão bom e memorável assim.

E esse filme levanta outra questão interessante nos dias de hoje, o que é terror? levar sustos de um fantasma na tela grande e se divertir com os amigos no cinema? ou ficar olhando para a escuridão com duvidas e medo de que algo esteja olhando de volta?

Eu não tenho nada contra sustos desde que eles sejam bem executados, mas não é possível ser assustador apenas dando sustos nas pessoas, é preciso dar um sentimento de perigo, uma sensação de desconforto, algo que te mantenha alerta o tempo todo, mesmo quando nada esteja acontecendo.

E o especial do mês de fevereiro é exatamente o mestre nesse tipo de sentimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário